Blog

Vacina impede ação da cocaína e do crack

Vacina impede ação da cocaína e do crack

Substância instrui o sistema imunológico do dependente a atacar as moléculas de droga; tratamento obteve sucesso em macacos e será testado em humanos

Cientistas americanos anunciaram a criação de algo que pode revolucionar as políticas de combate a drogas: uma vacina capaz de anular o efeito da cocaína e do crack. Ela foi desenvolvida pela Faculdade de Medicina Weill Cornell, em Nova York, e já foi testada com sucesso em ratos e macacos. Os pesquisadores manipularam o vírus que causa gripe comum – ele foi acoplado a uma molécula artificial, criada em laboratório, que tem exatamente o mesmo formato da molécula de cocaína. Em seguida, esse vírus foi injetado em cobaias. E algo incrível ocorreu: o sistema imunológico dos animais criou defesa contra a molécula. A partir daí, se o animal consumisse cocaína, ela era destruída pelo organismo. Não chegava ao cérebro, e portanto não produzia efeito. “Nós ensinamos o organismo a ver a molécula de cocaína como intrusa”, explica o geneticista Ronald Crystal, líder do estudo. A vacina também funciona contra o crack.

Ela não causou efeitos colaterais, mas mostrou ter duração limitada: 13 semanas em ratos e sete em macacos. Não se sabe por quanto tempo se manterá eficaz em humanos (os testes em pessoas começarão em 2014). Além disso, a vacina não elimina a dependência química e psíquica – o dependente sente falta da droga e continua tendo vontade de consumi-la. A diferença é que, se ele fizer isso, não obterá efeito. Por isso, a vacina não dispensa o acompanhamento psicológico. Mas poderá ser de grande ajuda para quem luta contra o vício.

Marcos Ricardo dos Santos

FONTE: http://super.abril.com.br/saude/vacina-impede-acao-cocaina-crack-755452.shtml

Postado por: Blog

Deixe um comentário (3) ↓

3 Comentários

  1. Tania abril 3, 2014

    Mais já existe essa vacina?

    Responder
  2. Maria Helena da Silva Rodrigues agosto 5, 2015

    Como obter esta vacina ou mesmo ser voluntária pro teste?

    Responder
  3. Guilherme Garcia Nascimento dezembro 8, 2016

    Sou /viciado na maconha a, +20anos.Isso se causou problemas mil em minha vida por que nao e so Maconha e sim com pedrinhas de crack.
    Quero parar e não consigo posso ser voluntario preciso muito.
    Gilherme

    Responder

Deixe um comentário