Blog

Arteterapia: a arte em favor da saúde mental

Arteterapia: a arte em favor da saúde mental

A Arteterapia é um método terapêutico utilizado em diversas organizações na área da Saúde, Educação e Comunidade. A Associação Brasileira de Arteterapia a define como “um modo de trabalhar utilizando a linguagem artística como base da comunicação cliente-profissional. Sua essência é a criação estética e a elaboração artística em prol da saúde”. Para isso, utiliza as linguagens plástica, sonora, dramática, corporal e literária, envolvendo as técnicas de desenho, pintura, modelagem, construções, sonorização, música, dança, drama e poesia.

A terapia através da arte tem sido utilizada em diferentes especialidades, como treinamento empresarial; psico-profilaxia e reabilitação psicopedagógica; arte-reabilitação física e mental; reabilitação psico-social; projetos comunitários de educação para saúde e em consultório e clínicas especializadas com doenças degenerativas; deficiências físicas e mentais; psicoterapias individuais e de grupo, entre outras especialidades.

As vantagens da Arteterapia são muitas. Entre elas estão a redução do tempo de trabalho terapêutico; motivação do sujeito para tornar-se ativo, mais criativo e mais independente; utilização da comunicação averbal, aumentando a comunicação plena; desenvolvimento maior de adaptação, flexibilidade e originalidade, além relacionar harmonia e senso estético com maneiras equilibradas de viver.

Como campo específico do conhecimento, a Arteterapia firma-se nos Estados Unidos, em 1940, com o trabalho de Margareth Nauberg, que estabeleceu as fundamentações teóricas para seu desenvolvimento, além de demarcá-la como área do saber. A Arteterapia recebeu influência de áreas do conhecimento como a psicanálise freudiana, que, no início do século XX, interessa-se pela arte como meio de manifestação do inconsciente através de imagens.

A Reforma Psiquiátrica vem permitindo práticas humanizadas no tratamento de portadores de transtorno mental. A Arteterapia é uma dessas práticas, que pode ser coadjuvante no tratamento, servindo como instrumento de intervenção voltada ao enfrentamento e à diminuição do sofrimento psíquico. Um caminho para o sujeito perceber as possibilidades de expressão, construção e reconstrução de suas dificuldades de se relacionar com o mundo e consigo mesmo.

Podem atuar como Arteterapeutas profissionais com graduação na área de saúde como Medicina, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia etc, e que tenham curso de formação em Arteterapia. A Associação Brasileira de Arteterapia está trabalhando para legalizar a profissão segundo um código de ética voltado e aprovado junto às autoridades competentes e também introduzir a cadeira de arteterapia nas universidades brasileiras.

Por Jéssica Rodrigues Lima

FONTE: http://ulbra-to.br/encena/2013/09/04/Arteterapia-a-arte-em-favor-da-saude-mental

Postado por: Blog

Deixe um comentário (0) ↓

Deixe um comentário